• Matéria: Português
  • Autor: ms6803488
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto abaixo, de Marina Colasanti:
PARA QUE NINGUÉM A QUISESSE
(Marina Colasanti)

Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.
Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.
Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.
Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.
Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos.
Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.

In: Conto de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2.
1. Esse texto é um fragmento de: *
6 pontos
biografia
conto
fábula
diário​

Respostas

respondido por: jaquersantana
8

Resposta:

Letra b.

Explicação:

O texto é fragmento de um conto, portanto, a resposta correta é a letra b - conto.

Em resumo, praticamente há um spoiler da resposta na própria questão, especificamente na indicação de sua referência "Conto de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2."

No entanto, vamos analisar a questão detalhadamente:

a) biografia

Esse é um gênero literário no qual se narra a história da vida de alguém (geralmente segue uma ordem cronológica, nos dando informações que identifique o(s) personagem/personagens, como nascimento, cidade onde cresceu e onde mora, relação com os pais, profissão). Não é o caso do fragmento textual. Elimina-se, assim, a alternativa "biografia"

b) conto

Conto é uma narrativa breve e concisa que contém, além de número restrito de personagens, apenas um conflito. É o caso do fragmento textual, no qual temos apenas dois personagens e um conflito do homem que não sabe lidar com a beleza de sua mulher.

c) fábula

Por sua vez, elimina-se "fábula", visto que essas são geralmente escritas em prosa ou versos e os seus personagens são animais com características humanas. Não é o caso do fragmento em destaque.

d) diário

Já diário é uma autobiografia, escrita em primeira pessoa, relatando experiências pessoais diárias. O que também não se aplica ao fragmento textual analisado.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas similares