O dinamismo da superfície da Terra é fruto da atuação antagônica de duas forças ou de duas fontes energéticas – as forças endógenas ou internas e as forças exógenas ou externas. Do jogo dessas duas forças opostas resulta toda dinâmica da crosta terrestre ou litosfera. [...] Esse processo de criação de formas estruturais pelas forças endógenas e de esculturação pelas forças exógenas é permanente ao longo do tempo e do espaço.
ROSS, Jurandyr L. S. (Org.). Geografia do Brasil.
Edusp: São Paulo, 1995. p. 17.
Ciente de que o relevo terrestre é resultado da ação das forças endógenas e exógenas, assinale a alternativa que traz a descrição de um dos processos decorrentes da atuação dessas forças.
A
A sedimentação refere-se à alteração química das rochas ocasionada pelo agente principal, que é a água. O intemperismo químico ou meteorização das rochas é processado por meio da reação química da água (das chuvas, do mar, dos rios), que se infiltra nos solos e altera a composição química das rochas (por exemplo, por meio da oxidação).
B
O vulcanismo relaciona-se ao degaste das rochas ocasionado por agentes como água, vento e animais, resultando na perda de material rochoso e consequente rebaixamento do relevo.
C
O intemperismo físico ou mecânico refere-se à fragmentação física ou mecânica dos minerais que compõem as rochas. Esse intemperismo decorre, entre outros fatores, da variação da temperatura das rochas, cujos minerais têm diferentes coeficientes de dilatação.
D
A orogênese consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa.
E
A epirogênese consiste da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos.
Respostas
C - O intemperismo físico ou mecânico refere-se à fragmentação física ou mecânica dos minerais que compõem as rochas. Esse intemperismo decorre, entre outros fatores, da variação da temperatura das rochas, cujos minerais têm diferentes coeficientes de dilatação.
O intemperismo é uma forma de modificação das rochas, ele pode ser físico, químico ou biológico. Quando falamos do intemperismo físico, falamos de força exógena, ou seja, que atua pelo lado de fora das rochas as modificando lentamente ao longo dos anos.
Entendendo o intemperismo físico, conseguimos entender como essas modificações ocorrem. O sol é um fato desse intemperismo, ele aquece as rochas durante o dia fazendo com que elas dilatem e durante a noite elas esfriam e encolhem, esse movimento faz com que elas se fragmentem,
Resposta:
Letra c) O intemperismo físico ou mecânico refere-se à fragmentação física ou mecânica dos minerais que compõem as rochas. Esse intemperismo decorre, entre outros fatores, da variação da temperatura das rochas, cujos minerais têm diferentes coeficientes de dilatação.