PELO AMOR DE DEUS ME AJUDA , ESTOU NO MEIO DE UMA PROVA !!!!!!! Leia o texto e responda o que se pede:
Meu nome é Percy Jackson.
Tenho doze anos de idade. Até alguns meses atrás, era aluno de um internato, na Academia Yancy, uma escola particular para crianças problemáticas no norte do estado de Nova York.
Se eu sou uma criança problemática?
Sim. Pode-se dizer isso.
Eu poderia partir de qualquer ponto da minha vida curta e infeliz para prová-lo, mas as coisas começaram a ir realmente mal no último mês de maio, quando nossa turma do sexto ano fez uma excursão a Manhattan vinte e oito crianças alucinadas e dois professores em um ônibus escolar amarelo indo para o Metropolitan Museum of Art, a fim de observar velharias gregas e romanas.
Eu sei, parece tortura. A maior parte das excursões da Yancy era mesmo.
[...]
Eu esperava que desse tudo certo na excursão. Pelo menos tinha esperança de não me meter em encrenca dessa vez.
Cara, como eu estava errado.
Entenda: coisas ruins me acontecem em excursões escolares
a. Qual é a função sintática do pronome "isso" na frase: "Pode-se dizer isso"?
Respostas
A função sintática de "isso", nesta oração, é de objeto direto.
Explicação:
Objeto direto é o complemento que vem a um verbo que é transitivo direto. Uma boa forma de observar que um verbo é transitivo direto é observar se após o seu uso existe preposição ou não.
Por exemplo, os verbos subir e comer são, respectivamente, verbo transitivo indireto e verbo transitivo direto. Isso porque, utilizando os verbos em frases, observamos preposição após o uso de "subir", como em "subir em algum lugar", e não observamos preposição após o uso de "comer", como em "comer alguma coisa".
Assim, no texto, temos "dizer isso". O verbo dizer, portanto, não é seguido de preposição, vindo o objeto em seguida, o "isso". Assim, este verbo é um verbo transitivo direto, e o objeto "isso" é um objeto direto.