Leia a frase abaixo: “O Estado sou eu”. (Luiz XIV)Sobre o absolutismo, marque a alternativa incorreta:
a) O absolutismo surgiu após a desintegração do feudalismo. No período medieval, o poder político era exercido pelos senhores feudais, que acumulavam poder econômico (através da propriedade de terras), jurídico, militar, social e cultural (aliados à Igreja Católica).
b) As origens do modo de produção capitalista são associadas ao feudalismo, à acumulação de riquezas e a exploração de novos territórios, processo intensificado por potências como Portugal, no século XIV.
c) No absolutismo havia a concentração de poder na figura de um rei- monarquia e a centralização de poder: controle das atividades econômicas, jurídicas e militares. Criação de impostos para garantir tais atividades.
d) Pelo Contrato Social surgiu o Estado, em substituição ao Estado de Natureza. Para Hobbes, antes do Estado Moderno, a humanidade vivia no “Estado de Natureza”, estado de permanente “guerra de todos contra todos”, pois a natureza humana seria de conflito entre os homens.
Respostas
Resposta:
1) b) As origens do modo de produção capitalista são associadas ao feudalismo, à acumulação de riquezas e a exploração de novos territórios, processo intensificado por potências como Portugal, no século XIV.
2) d) Foi Rousseau e não Hobbes quem proferiu a frase: “O homem é o lobo do homem”.
1-Resposta: b) As origens do modo de produção capitalista são associadas ao feudalismo, à acumulação de riquezas e a exploração de novos territórios, processo intensificado por potências como Portugal, no século XIV.
2-Resposta: d) Foi Rousseau e não Hobbes quem proferiu a frase: “O homem é o lobo do homem”.
||
||
v
1-Explicação: A questão pede para assinalar a alternativa incorreta, ou seja, as origens do modo de produção capitalista são associadas ao mercantilismo.
2-Explicação: A questão pede para assinalar a alternativa incorreta, assim, foi Hobbes e não Rousseau quem proferiu que “o homem é o lobo do homem”.
Confia no pai :)