Respostas
Resposta:
1. Tarsila do Amaral | 1886-1973 | Capivari, São Paulo
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral em sua residência, em São Paulo, um ano antes da sua morte. Artista perdeu os movimentos das pernas após erro médico. Foto por: Márcio Arruda para O Globo
Tarsila além pintora e desenhista brasileira também foi uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Em 1922, introduziu o cubismo no Brasil com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.
2. Anita Malfatti | 1889-1964 | São Paulo
artistas modernistas anita malfati
Retrato Anita Malfatti
Artistas arte moderna - anita malfati
Retrato de Anita Malfatti aos 23 anos, 1912
Anita Malfatti foi pintora, desenhista, gravadora e professora. Sua polêmica exposição em 1917 foi um marco para a renovação das artes plásticas no Brasil.
No dia 20 de dezembro de 1917 o escritor Monteiro Lobato, crítico de arte do jornal O Estado de São Paulo, publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, fazendo uma crítica à mostra expressionista de Anita Malfatti. A mesma serviu de estopim para o Movimento Modernista no Brasil, onde várias obras da artista tornaram-se clássicos da pintura moderna.
3. Di Cavalcanti | 1897-1976 | Rio de Janeiro
Di Cavalcante
Retrato do artista
Di Cavalcanti
Di Cavalcante
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista brasileiro.
Sua arte contribuiu significativamente para a distinção da arte brasileira com relação a outros movimentos da época, através cores vibrantes, formas sinuosas e temas tipicamente brasileiros como carnaval, população local e tropicalismos em geral. Di Cavalcanti é, juntamente com outros grandes nomes da pintura como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Graça Aranha, um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro.
Explicação: