Respostas
Bom dia.
Critérios para arredondamento
Existem critérios claros para que esses arredondamentos sejam feitos da maneira correta. Esses critérios são definidos pela fundação IBGE, em sua resolução nº 886/66, e estão listados a seguir:
→ Ao arredondar um número para que ele tenha determinada quantidade de casas decimais, observamos a primeira casa decimal a ser descartada. Ela é chamada de casa de condição.
→ Se o algarismo na casa de condição for < 5, a última casa decimal do número arredondado permanecerá inalterada;
Ex.: Ao arredondar 3,1742 para a terceira casa decimal vamos observar a casa de condição, que é a quarta casa decimal. Podemos notar que a casa de condição está ocupada pelo número 2 < 5. Logo, o número arredondado é 3,174 e, assim, o algarismo 4 permanece inalterado.
→ Se o algarismo na casa de condição for > 5, aumentaremos uma unidade na última casa decimal.
Ex.: Ao arredondar 47,886 para a segunda casa decimal vamos olhar para a terceira casa decimal, que é a casa de condição. Notamos que 6 > 5; assim, o resultado do arredondamento é 47,89.
Então vamos ver seu exercício:
Arredondar para a 2ª casa decimal.
Primeiro fazemos as contas, usando uma calculadora. Depois arredondamos usando os critérios de arredondamento.
Para arredondar para a segunda casa decimal olharemos a terceira casa, que é a casa de condição. A casa de condição está preenchida pelo número 6, que é maior que 5, então a segunda casa decimal sobe uma unidade. Como está preenchida por 9, mais uma unidade passará a ser 0 e a casa decimal anterior, que é 1, também subirá uma unidade, passando a ser 2.
Ou seja, 5,19 passará a ser 5,20, ou simplesmente 5,2.