(UFPE) O estilo barroco - que nos séculos XVII e XVIII, se destacou com a arte, de Diogo Velázquez, Rubens, Caravaggio, entre outros - pode ser considerado como: expressão do respeito aos princípios da arte clássica greco-romana. imitação dos pintores renascentistas florentinos. reflexo das concepções estéticas do Antigo Oriente. consagração do racionalismo cartesianismo na arte. resultado de uma arte que desafiava os padrões clássicos
Respostas
Resposta:
resultado de uma arte que desafiava os padrões clássicos.
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos (E).
Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
A arte barroca no Brasil e no mundo é um estilo literário que perpassou a música, a arquitetura, a pintura e várias outras manifestações sociais.
Tem como característica uma linguagem bastante formal, robusta, detalhada, sensuais e paradoxais.
A Manifestação Barroca utilizada de cultismo e conceptismo, ou seja, formalismo dos léxicos e trabalha com concepções filosóficas, teológicas e acadêmicas.
O Barroco (ou Seiscentismo) no Brasil teve sucesso através dos padres jesuítas, tendo como precursor Aleijadinho. Além dele, há: Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador e Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.
O Barroco português teve como autor principal o Padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/413570