Sabendo a importância da regionalização, estabeleça um ou mais critérios e elabore uma regionalização para o Brasil. Não esqA peste negra tem estreita relação com o processo de crise do sistema feudal que ganhou impulso com a expansão territorial, com o renascimento do comércio e das cidades e o surgimento de uma nova classe social, a burguesia.
Assinale a alternativa que contempla este período de mudanças:
a) A burguesia é uma camada que enriqueceu com o comércio e se aliou à igreja para conquistar o poder político.
b) A peste negra no século XIV contribuiu para o enfraquecimento do poder da igreja e dos nobres.
c) A descoberta de novas terras levou para a Europa doenças como a peste negra e o sarampo.
d) O capitalismo nasceu no século XV e se consolidou somente no século XX com as Guerras Mundiais.
e) O poder da igreja não foi abalado com o fim das estruturas feudais; com a reforma a igreja católica se fortaleceu.
ueça de explicar sua proposta.
Respostas
Resposta:
a crise do século XIV
Entre os séculos XII e XIV, a economia medieval vivenciou uma época de ascensão mediante a ampliação da oferta de gêneros agrícolas e o desenvolvimento das cidades. A dinâmica que antes ordenava a Europa despontava para outras possibilidades que incluíam o aquecimento das atividades comerciais, o afrouxamento das relações servis em algumas regiões, a monetarização da economia e a consolidação de uma nova classe social pela burguesia.
Entre os séculos XII e XIV, a economia medieval vivenciou uma época de ascensão mediante a ampliação da oferta de gêneros agrícolas e o desenvolvimento das cidades. A dinâmica que antes ordenava a Europa despontava para outras possibilidades que incluíam o aquecimento das atividades comerciais, o afrouxamento das relações servis em algumas regiões, a monetarização da economia e a consolidação de uma nova classe social pela burguesia.Contudo, no início da segunda metade do século XIV, essa realidade foi bruscamente interrompida com o terrível advento da Peste Negra. Em pouco tempo, milhares de europeus foram dizimados por uma terrível epidemia que se alastrou graças às péssimas condições de higiene daquela época. Além de causar tantas mortes, essa doença também foi responsável por um grande declínio populacional. Alguns estudiosos estimam que mais de um terço da Europa foi vitimada.