1) Dona Jacira está muito contente porque hoje é o dia de sua formatura na turma de alfabetização do Centro Comunitário. Finalmente aprendeu a ler e escrever. Quando tinha 7 anos, o pai não a deixou ir à escola, disse que isso só servia pra escrever cartinhas para namorados. Ela precisava ajudar a mãe na cozinha da fazenda onde trabalhavam e em 1950, o pai dizia que pretos e pobres não precisam de escola. Porém, as coisas mudaram e dona Jacira precisou morar na cidade, onde leitura e escrita eram muito importantes e ela dependia de outras pessoas para fazer coisas muito simples, como tomar um ônibus. Agora, mesmo idosa, seria mais independente do que nunca.
Analisando as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira a partir da década de 1950, explique as razões pelas quais crianças abandonavam a escola em décadas anteriores e por que questões que envolvem as desigualdades de gênero e étnico-raciais, como o fato de dona Jacira ser mulher, negra e pobre, podem ter sido motivações para a sua saída da escola.
Respostas
Resposta:
Explicação: As razões que levavam o abandono era o fato de não haver condições de manter os filhos na escola, a crença de que mulheres foram feitas para o trabalho doméstico, a necessidade das pessoas da família trabalharem para complementar a renda, a falta de informação, a falta de acesso as instituições e principalmente o preconceito que o negro, pois, não o considerava como ser humano pensante e com direitos.
Dentre as principais razões pelas quais as crianças abandonavam a escola nas décadas anteriores, podemos destacar:
1ª) para ajudar no trabalho doméstico - nesse caso, essa tarefa ficava mais com as crianças do sexo feminino, muito por conta da ideia de que a menina deveria saber preparar alimentos e cuidar dos irmãos mais novos.
2ª) para ajudar os pais na lida com o trabalho na roça - esse trabalho era realizado por meninos e meninas. Naquele época, o trabalho na roça era bem mais manual e requisitava muita mão-de-obra de toda a família.
3ª) ignorância dos pais com relação à educação - nesse caso, a ignorância era representada pelo fato de não saber o quanto a educação poderia transformar a vida dos filhos. Desse modo, mesmo que os filhos quisessem estudar, muitos pais não deixavam eles irem até a escola.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/23461505
https://brainly.com.br/tarefa/31304626
Se tem alguém capaz de alcançar o primeiro lugar, esse alguém é você!