O que a Antropologia tem a dizer sobre a cultura dos palhaços? Escreva sobre os aspectos "materiais" e "imateriais" desses profissionais do riso (mínimo, dez linhas). *
Alguém pode me ajudar. Até hj de noite .
Respostas
Resposta:
O lugar atribuído ao riso condiciona-se à forma pela qual a sociedade concebe
sua linguagem, quando pressupõe uma idéia de ordem, sistema ou norma.
Assim, o riso aparece, em geral, como uma desordem, uma transgressão
socialmente consentida; apesar de sua maior liberdade, o espaço do riso
também é culturalmente demarcado.
A ligação do riso com o espaço da desordem tem por conseqüência o fato de
que a própria transgressão seja ela uma norma. Nesse sentido posiciona-se
Marcel Mauss, ao afirmar que as relações jocosas exprimem a necessidade de
relaxar ante a vida cotidiana. A falta de respeito se dá em função da existência
de uma ordem preestabelecida.78
Em seu artigo “Parentés a plaisanteries”, Marcel Mauss aborda o tema do
parentesco por brincadeira. Cita diversos autores que exploram o mesmo
assunto demonstrando que relações que inspiram medo encontram sua
contrapartida no insulto e na impropriedade. Afirma que o direito à grosseria é
também uma maneira de vigilância moral sobre o outro.
Esclarece ainda que nesse tipo de relação não cabe ao insultado ofender-se,
uma vez que as piadas são recíprocas e atendem a necessidade de
relaxamento diante a vida. A contenção na vida cotidiana encontra na
indecência e na vulgaridade sua válvula de escape.
No mesmo sentido temos Mary Douglas79, ao afirmar que o joke é um anti-rito
que invalida e desvaloriza os patterns dominantes, destruindo a hierarquia e a
ordem. Em seu ensaio “O controle social da cognição: alguns fatores da
percepção da piada”, ela nos mostra que algo formal é atacado por algo
informal; a piada é um jogo sobre a forma. O modelo socialmente aceito é
desafiado. Assim, a piada não tem necessariamente por objetivo final provocar
o riso.
Explicação: nessa resposta temos uma solução sobre a materialização e imaterialidade do riso, da ironia e sarcasmo através do olhar do palhaço