Os carros modernos têm um dispositivo que auxilia a frenagem dos veículos, denominado sistema ABS. Quando o motorista pisa com violência no pedal do freio, esse sistema impede o travamento das rodas. Quando um carro não tem esse dispositivo, o motorista não deve pisar muito forte no pedal do freio, a fim de evitar que o carro derrape no pavimento. Nesse caso, a habilidade do motorista simula o efeito do ABS e o carro para na menor distância possível após a frenagem. Quando as rodas travam, a distância percorrida pelo carro durante a frenagem é maior. Qual é a alternativa abaixo que explica melhor este efeito?
A) Quando as rodas travam, o carro tende a seguir uma trajetória retilínea e, se o carro estiver seguindo um trecho em curva, o motorista é obrigado a tirar o pé do freio, corrigir a trajetória do carro e depois voltar à frenagem, para recuperar a desaceleração do carro.
B) Se as rodas travam, a área do pneu em contato com o pavimento desliza sobre ele e a força de atrito responsável pela desaceleração do carro é a força de atrito cinética, menor que a força de atrito estática máxima que atuaria sem o escorregamento.
C) Não é correto dizer que a distância percorrida pelo carro durante a frenagem é maior no caso de derrapagem dos pneus no pavimento. O problema da derrapagem é que o carro fica meio desgovernado e pode colidir com outro carro ou com algum obstáculo próximo à pista.
D) Quando as rodas travam, o atrito contínuo entre a superfície do pneu em contato com o solo aquece de tal forma a borracha, amolecendo-a e diminuindo muito o atrito, além de provocar uma deformação no pneu a ponto de deixá-lo imprestável, podendo o mesmo explodir durante a frenagem.
Respostas
respondido por:
4
*B- Se as rodas travam, a área do pneu em contato com o pavimento...*
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás