Respostas
Resposta:
Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul. ... A Região do Grande ABC(SP) é o primeiro centro e maior polo automobilístico do Brasil.
Explicação:
A economia da Região Sudeste é movida pela produção industrial e agrícola, e os setores do comércio e serviços, especialmente o turismo.
O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A Região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os quatro estados comportam 42,63% da população brasileira, com cerca de 64,6 milhões de habitantes (IBGE, 2010).
Atividades econômicas da Região Sudeste
As principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste são:
Extrativismo mineral
Turismo e atividades culturais
Indústria de transformação
Serviços industriais e de utilidade pública
Construção civil
Serviços de educação, estética, saúde, etc.
Agropecuária
A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil e lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.
No Estado de São Paulo se encontra o principal parque industrial brasileiro e estão presentes no estado montadoras de automóveis, veículos de carga, máquinas agrícolas e aviões. No setor agropecuário podemos destacar a pecuária bovina e a indústria frigorífica exportadora e o cultivo de laranja para produção de suco.