“Acima de tudo o amor”. Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos se eu não tivesse o amor, seria como um sino ruidoso ou como um címbalo estridente. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se eu não tivesse o amor, nada disso me adiantaria. O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho, nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão. A ciência também desaparecerá, pois nosso conhecimento é limitado; limitada é também nossa profecia. Mas, quando vier a perfeição, desaparecerá tudo o que é limitado.”
(Apóstolo Paulo. Bíblia Sagrada. São Paulo, Paulinas, 1990. p.1474).
Após a leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios, quero que pesquisem o Soneto de Luís Vaz de Camões (Amor é fogo que arde sem ver [...]) e, por fim, a música Monte Castelo interpretada por Renato Russo em seu grupo Legião Urbana. Depois do trabalho de pesquisa. respondam aos seguintes questionamentos:
1. Por que os três textos possuem intertextualidade? Apresente o contexto histórico de produção de cada um dos elementos artísticos e literários selecionados.
2. Como o amor é conceituado em cada um dos textos? A visão de mundo acerca do amor é semelhante entre as produções textuais?
3. Todos os textos se referem unicamente ao amor entre um homem e mulher? Caso sua resposta seja afirmativa, selecione trechos que comprovem essa questão em cada um dos textos. Se sua resposta for negativa, evidencie o raciocínio e diga o tipo de amor que está sendo colocado em cena.
4. Quais foram as ideias dentro da composição Monte Castelo que não foram aproveitadas da Carta de São Paulo e do Soneto de Luís Vaz de Camões? Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
C descobriu a resposta? caiu essa questão p mim e eu preciso muito saber
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás