“[...] em seus primórdios, a Psicologia Social adotou uma abordagem eminentemente molar, dedicando-se prioritariamente ao estudo dos processos socioculturais e concebendo o indivíduo como integrante desse sistema. Com o passar do tempo, porém, ela foi progressivamente adotando níveis mais moleculares de análise e se tornando mais individualista, ao se focalizar cada vez mais na investigação de processos intraindividuais. Em reação a tal individualização, a Psicologia Social irá assistir a outras mudanças de rumo, responsáveis pelo desenvolvimento de abordagens que se voltam novamente para a análise de eventos e processos histórica e culturalmente situados e dinâmicos” (FERREIRA, 2010, p. 51).
FERREIRA, M. C. A Psicologia Social contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 26, n. spe, p. 51-64, 2010.
Partindo desta compreensão, analise as alternativas a seguir e assinale a que se refere a modalidade de Psicologia Social Sociológica.
Alternativas
Alternativa 1:
Apresenta uma postura crítica no que se refere as organizações, instituições e também as práticas da sociedade na atualidade.
Alternativa 2:
Enfatiza essencialmente os processos intraindividuais que interferem no modo com que o sujeito interage com os estímulos sociais.
Alternativa 3:
Discute problemas sociais, políticos e filosóficos a partir da região, rompendo com o pensamento tradicional que enfatizava o individualismo.
Alternativa 4:
Quando nos referimos a esta modalidade de Psicologia Social consideramos que ela recebeu influência de várias abordagens teóricas como o Behaviorismo e Psicanálise.
Alternativa 5:
É responsável pela compreensão dos fenômenos que acontecem nos diferentes grupos e sociedades, evidenciando a experiência que o sujeito desenvolve por meio da participação nestes.
vaneidecaetana:
letra E
Respostas
respondido por:
41
A alternativa que se refere a modalidade de Psicologia Social Sociológica:
Alternativa 2: Enfatiza essencialmente os processos intraindividuais que interferem no modo com que o sujeito interage com os estímulos sociais.
A psicologia social estuda a forma como as pessoas se relacionam entre esse, como elas interagem e como elas respondem aos estímulos sociais no ambiente em que estão.
Não há critica social aqui, apesar de haverem teorias envolvendo a psicologia social que associem comportamentos humanos a mudanças no ambiente social.
A psicologia social pode ser usada para avaliar a forma de agir de uma pessoa e predizer como ela poderá reagir em situações sociais diferentes.
Espero ter ajudado!
respondido por:
24
Resposta:
Página 17
Respondi E
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás