QUESTÃO 1 A velocidade de execução do movimento, assim como o tempo de descanso entre séries e exercícios são variáveis a ser respeitadas durante a prescrição do treinamento resistido. Nem todos os movimentos devem ser realizados rapidamente, ou lentamente, assim como nem todos os descansos devem ser rápidos ou curtos. Os exercícios de musculação podem ser realizados em velocidades lentas, moderadas ou rápida, ou até mesmo, sem velocidade, ou seja, movimentos estáticos. Cada variável treinável (força, hipertrofia, resistência e potência), necessita, em geral, que o exercício seja realizado em uma velocidade específica. OLIVEIRA, D. V. Musculação e Exercícios Resistidos. Maringá: Unicesumar, 2021. Adaptado. Assim, com base nesta informação, e do conteúdo estudado sobre a manipulação da velocidade do treinamento de força, analise as asserções a seguir: I. A velocidade aplicada na realização do treinamento está diretamente relacionada com as adaptações ao treinamento de força. PORQUE II. A velocidade não depende da carga do treino, da fadiga e, principalmente, do objetivo do aluno. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 2: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
Resposta:
2: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
A velocidade aplicada na realização do treinamento está diretamente relacionada com as adaptações ao treinamento de força. A velocidade depende da carga do treino, da fadiga e, principalmente, do objetivo.
Página 126
Resposta:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Resposta no livro da disciplina pagina 126:
A velocidade aplicada na realização do treinamento está diretamente relacionada com as adaptações ao treinamento de força. A velocidade depende da carga do treino, da fadiga e, principalmente, do objetivo.
Deve-se ter em mente que existem dois tipos de repetições lentas, as intencionais e as não intencionais.