O absolutismo foi o sistema político que vigorou na Europa, aproximadamente entre os séculos XVI e XVIII sendo caracterizado pela:
a) liderança política da burguesia que, aliada ao rei, submeteu a nobreza parlamentar enfraquecida pela crise do feudalismo.
b) adoção das práticas mercantilistas que permitiram a ampliação dos recursos do tesouro e, consequentemente, o fortalecimento da administração e do Exército
c) legitimação da divisão dos poderes que, ao limitar o crescimento do executivo, afirmou a supremacia do rei como árbitro dos conflitos políticos
d) pluralidade religiosa que possibilitou ao rei isolar a Igreja católica e, dessa maneira, fortalecer as correntes pentecostais
Respostas
Resposta: b) adoção das práticas mercantilistas que permitiam a ampliação dos recursos do tesouro e, consequentemente, o fortalecimento da administração e do Exército.
Explicação: Durante o absolutismo, a monarquia concentrava todo o poder do Estado, utilizando-a de acordo com seus interesses. Leis, impostos e tributos eram criados sem a participação da sociedade ou de qualquer outro orgão da soberania.
No regime absolutista havia a relação de fidelidade entre súditos e monarcas, na qual a obediêcia e o respeito deveria ser praticado por todos. Não era dado à população o direito de questionar e os que fossem contrários aos interesses ou ás leis usavam da força e a violência dos exércitos para reprimir, prender e até mesmo matar quem se opusesse ao que era ditado pelo regime.