Quanta energia deve ser dada a uma panela de ferro de 300 g para que sua temperatura seja elevada em 100 °C? Considere o calor específico da panela como c = 450 J/ kg °C
(a) 300 J
(b) 450 J
(c) 750 J
(d) 1750 J
(e) 13500 J
Respostas
Dados:
Letra E.
Resposta:
A quantidade de calor que deve ser dada à panela de ferro é de 13.500 Joules (ou 13,5 KJ).
A alternativa E é a alternativa correta.
Explicação:
O Calor Sensível ou Calor Específico Sensível é uma grandeza física que está relacionada com a variação da temperatura de um corpo.
Na Tarefa, há o aquecimento da panela de ferro. O calor se propaga, na panela, por meio da condução térmica. Esse processo resulta no aumento da temperatura do material; entretanto, o estado físico do material permanece inalterado (estado sólido).
Para a resolução do problema, nós faremos uso de uma das mais importantes fórmulas físicas, a Equação Fundamental da Calorimetria:
Onde:
- Q: quantidade de calor sensível (cal ou J)
- m: massa do corpo (g ou Kg)
- c: calor específico da substância (cal/g·ºC ou J/Kg·ºC)
- Δθ: variação de temperatura = temperatura final - temperatura inicial (ºC ou K)
Vamos determinar a quantidade de calor, em joules, que deve ser fornecida a uma panela de ferro de 300 gramas, para que a sua temperatura seja elevada em 100 ºC.
Dados fornecidos:
- m = 300 gramas
- c = 450 J/Kg·ºC
- Δθ = 100 ºC
Inicialmente, converteremos a massa "m" da panela, de gramas para quilogramas, em razão de ser esta a unidade do calor específico "c". Sabemos que 1 grama corresponde à milésima parte de 1 quilograma; logo:
Portanto, 300 gramas equivalem a 0,3 quilogramas.
Então, teremos:
A quantidade de calor que deve ser dada à panela de ferro é de 13.500 Joules ou 13,5 KJ (lembrando-se que 1.000 joules = 1 quilojoule).
A alternativa E é a alternativa correta.