De acordo com a pespectiva da psicologia social o que podemos considerar acerca da politica?
I um primero aspecto fundamental a considerar é que reconhece que todo fazer humano é necessariamente comprometido com valores.
II não podemos conceber estudar a ação humana, e sobretudo a atividade política, desvinculada das suas determinações sócio-históricas.
III ao saber da neutralidade na ação dos sujeitos, a omissão passa a ser descartada como objeto de estudo da psicologia política.
quais são as verdadeira?
Respostas
TENTEI
Explicação:
A Psicologia é apresentada despida de suas pendências naturalizantes. O ser humano é visto como aquele que cria a história ao invés de sofrê-la passivamente. O artigo recoloca, seriamente, a Psicologia como participante do elenco das ciências sociais.
Vários estudos têm sido apresentados sobre a formação do psicológico. Pretendemos aqui, acrescentar a essa discussão um aspecto pouco abordado: a visão sobre o fenômeno psicológico e sobre o homem que tem embasado nossas propostas de formação.
É importante explicitar algumas referências teórica básicas que guiam nossa reflexão e que guiam aqui nossa visão sobre a formação: a concepção sócio-histórica em Psicologia, que, resumidamente, está fundada em cinco pontos básicos:
1. Não existe a natureza humana: o homem tem sido pensado, na Filosofia e em várias ciências, a partir da idéia de Natureza Humana concebida como uma essência universal e abstrata, o que o caracteriza desde sua origem. É a forma humana do Absoluto. Nestas concepções há sempre um homem apriorístico dentro do homem; há um homem que se atualizará, que se realizará, se as condições adequadas forem dadas. Há uma natureza em cada homem, natureza esta que o faz homem e que determina suas possibilidades.
Para nós, essa idéia de natureza humana tem um caráter ideológico, pois camufla a determinação social do homem, pensando-o de forma descolada de sua realidade social, realidade essa que o constitui e lhe dá sentido.