01. (FUVEST) Lúcia e João são do tipo sangüíneo Rh positivo e seus irmãos. Pedro e Marina, são do tipo Rh negativo. Quais dos quatro irmãos podem vir a ter filhos com eritroblastose fetal? (A) Marina e Pedro. (B) Lúcia e João. (C) Lúcia e Marina (D) Pedro e João (E) João e Marina.
Respostas
João por ser Rh+ pode ter um filho + e tendo um filho com uma mulher - pode ocorrer se não seguirem o procedimento correto a eritoblastose no segundo filho +
Já Marina por ser negativa tendo filhos + pode apresentar caso de eritoblastose a partir do segundo filho
Resposta: e) João e Marina.
Explicação: Podem vir a ter filhos com eritroblastose fetal, João e Marina.
Observe o seguinte raciocínio:
Pedro Lúcia João Marina são irmãos
rr R_ R_ rr
Como Lúcia e João são rh positivo, eles possuem pelo menos 1 alelo 'A'.
Pedro e Marina são rh negativo, ou seja, são portadores do genótipo rr.
Sabemos que a eritroblastose fetal ocorre quando a mãe é possuidora do rh negativo e o filho é rh positivo.
Marina é uma das irmãs que pode vir a ter filhos com eritroblastose, já que ela possui rh negativo, mas vai depender muito do rh do pai de seus filhos;
Lúcia não poerá ter filhos com eritroblastose já que possui rh positivo.
Se Pedro se casar com uma mulher rh negativo (rr) todos os seus filhos serão rh negativo também, portanto, não há risco, mas se ele se casar com uma mulher rh positivo, também exclui-se a possibilidade.
João não está descartado sendo heterozigoto (Rr) e casando-se com uma mulher rh negativo (rr), existe a possibilidade de ter filhos com rh positivo (Rr) e, sendo a mãe rh negativo (rr), há risco de eritroblastose.