Respostas
O primeiro momento dessa sequência de atividades foi de muita discussão entre os estudantes, mas a produção individual propiciou que cada um, na sua singularidade de pensamentos, expusesse suas ideias a respeito do texto, sem as interferências de outras pessoas. Em seguida, em grupos, foi solicitado que produzissem um mapa mental, considerando as informações do texto. Nesse momento, os debates foram calorosos, uma vez que, em um mesmo grupo, haviam estudantes que acreditavam e outros que não acreditavam nas informações compartilhadas pelo texto. Em um movimento dialógico e de respeito às ideias de cada integrante, observou-se que cada grupo chegou a um consenso sobre a análise das informações contidas no texto. Para a realização desse mapa mental, os estudantes podiam fazer consultas na internet e demais fontes confiáveis para verificar a veracidade do que estava sendo analisado.
Com base na análise dos mapas mentais produzidos pelos estudantes, observou-se que dois grupos ressignificaram suas ideias a respeito das informações contidas nas notícias, identificando as fake news (notícias 2 e 5). O restante (notícias 1, 3 e 4) construíram seus mapas mentais pautados nas informações do texto fornecido pelo professor, sem uma análise crítico reflexiva. Desse modo, durante a exposição e discussão dos mapas mentais construídos (aula 3), os estudantes, com a mediação do professor, perceberam a importância da análise de cada informação presente nos textos em geral e o debate os motivaram a perceber a repercussão que isso pode causar na sociedade. Desse modo, três desses grupos refizeram os mapas mentais após pesquisar detalhadamente as informações contidas no texto e o que não deve ser divulgado, constituindo fake news.
Considerações Finais
Este trabalho proporcionou reflexão crítica e reflexiva pelos estudantes a respeito das notícias que são divulgadas na internet. Com o auxílio do professor, os estudantes perceberam a importância de se analisar o que vem sendo divulgado e como essas notícias falsas comprometem a formação cidadã e a vida em sociedade, cabendo à escola o papel social de desenvolver estratégias e ferramentas que auxiliem os estudantes a amadurecer sua visão crítica de mundo, passando a olhar atentamente para as informações ao seu redor.
A empolgação dos estudantes foi um fator crucial para o desenvolvimento dessa proposta. Todos sentiram-se estimulados em desenvolver os mapas mentais pautados na notícia fornecida pelo professor e o debate em grupo proporcionou a criação de um ambiente profícuo de construção do conhecimento científico. Assim, o debate propiciou a criação de um ambiente crítico e reflexivo por meio das notícias de cunho científico que são veiculadas frequentemente pela mídia, que são falsas ou de natureza duvidosa. Essa atividade gerou uma situação de tomada de consciência nos estudantes, corroborando o que é proposto pelos documentos oficiais que regem a Educação Básica, ou seja, contribuindo para a formação de indivíduos aptos a agir frente as mais variadas situações problemáticas na sociedade contemporânea.