Prezados (as), sejam bem-vindos (as) ao fórum da disciplina de Práticas Contábeis I !
Inicialmente, analise a seguinte situação:
Considere que você está iniciando a sua prática profissional como contador. Recém-formado, e em plena disposição para o trabalho, você acabou de montar seu escritório de serviços contábeis e está concentrando todos os seus esforços nesse momento em conseguir novos clientes. Nesse contexto, dois novos potenciais clientes foram até você com o objetivo de iniciar um novo empreendimento, veja a situação de cada um deles a seguir:
O Primeiro deles foi a Dona Joana, que atua como costureira fazendo pequenos reparos e confeccionando roupas por encomenda. Atualmente, seu faturamento mensal é de mais ou menos 3.000,00 R$ mensais e ela conta com apenas 1 funcionário.
O segundo cliente em potencial foi Osmar e seu amigo Cleiton, os dois possuem um total de 50.000,00 reais cada um e gostariam de abrir novo negócio em sociedade. No entanto, foi levantado por eles a preocupação quanto à possibilidade de o negócio não dar certo, ou seja, de eventualmente eles começarem a ter prejuízos por períodos consecutivos e necessitarem comprometer o patrimônio pessoal com dívidas da empresa. Outro questionamento levantado por eles diz respeito à atividade exercida pela empresa, pois eles gostariam de abrir restaurante e prestar serviços de festas e eventos, mas estão em dúvida se poderão fazer isso com uma única empresa ou se será necessário abrir um CNPJ para cada atividade.
Vamos lá, agora é com você!
Atividade I: Considerando a situação apresentada pelo Dona Joana, qual seria o melhor tipo societário para as suas características? (Resposta de 5 a 12 linhas).
Atividade II: Considerando os futuros sócios Osmar e Cleiton, que tipo de sociedade você indicaria para eles? (Resposta de 5 a 12 linhas).
Respostas
Resposta:
Explicação:
Dona Joana sem dúvida deseja crescer o seu empreendimento e deu o passo importante sair da informalidade, o faturamento e o quadro para o funcionamento encaixam-se na Microempresa Individual conhecida pela sigla MEI, visto que tem como política governamental o incentivo à formalização das microempresas no país, diminuindo a burocracia e incentivando a legalização das microempresas. As condições para abertura da empresa de Dona Joana segundo a o portal do MEI é adequada para essa empresária de futuro:
1.1- Possuem faturamento de até R$ 81.000,00 por ano;
1.2- Não são sócios ou titulares de outra empresa;
1.3- Tenham no máximo um empregado;
1.4- Exercem uma das atividades permitidas ao MEI, segundo a Resolução CGSN nº 140, de 2018.