Sábado, 20 de junho de 1942
Fiquei alguns dias sem escrever porque queria, antes de tudo, pensar sobre meu diário. Ter um diário é uma experiência realmente estranha para uma pessoa como eu. Não somente porque nunca escrevi nada antes, mas também porque acho que mais tarde ninguém se interessará, nem mesmo eu, pelos pensamentos de uma garota de treze anos.
[...]
Os pronomes possessivos são utilizados para trazer a ideia de posse. No trecho acima, qual palavra representa um pronome possessivo? *
1 ponto
a) O pronome possessivo é representado pela palavra “queria”, pois diz respeito a algo que a personagem quer ter em sua posse.
b) O pronome possessivo é representado pela palavra “pensamentos”, pois ao pensar positivamente a personagem terá aquilo que tanto almeja.
c) O pronome possessivo é representado pela palavra “meu”, pois trata de algo que o personagem tem como posse, embora ainda esteja realizando anotações em suas páginas.
d) O pronome possessivo é representado pela palavra “interessará”, pois acredita que as pessoas terão interesse em tudo o que uma garota de treze anos escreveu.
Respostas
c) O pronome possessivo é representado pela palavra “meu”, pois trata de algo que o personagem tem como posse, embora ainda esteja realizando anotações em suas páginas.
Os pronomes possessivos são todo e qualquer tipo de palavra que determinam ou indicam a posse.
Os pronomes possessivos também podem substituir o substantivo. Na oração, o sujeito que utiliza o pronome possessivo indica a posse do discurso ou de algo possuído.
A palavra "meu" é um claro exemplo de pronome possessivo. No texto, a palavra se refere ao diário da garota de treze anos.
Os pronomes possessivos podem também servir como pronomes adjetivos, quando o pronome for acompanhado de um nome.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32893703
Resposta:
O pronome possessivo é a palavra "meu". Alternativa C.
No texto, o pronome "meu" indica que a coisa possuída pertence a quem fala, ao "eu" do discurso.
Pronomes possessivos são as palavras que indicam posse, propriedade. Eles são palavras variáveis, concordando em gênero e número com a coisa possuída e em pessoa com o possuidor.
Um exemplo disso é: "Eu vendi meu carro", em que a concordância de gênero e número é feita com "carro", isso mudaria se a frase fosse: "Eu vendi meus carros" ou "Eu vendi minha moto". Isso muda com a concordância de pessoa: "Você vendeu seu carro".