1- O manejo clínico da amamentação é entendido como as ações e cuidados assistenciais para o estabelecimento do aleitamento materno, produção láctea, tratamento e prevenções de agravos. No ingurgitamento mamário, há três componentes básicos:
(1) congestão/aumento da vascularização da mama;
(2) retenção de leite nos alvéolos; e
(3) edema decorrente da congestão e obstrução da drenagem do sistema linfático. Como resultado, há compressão dos ductos lactíferos, o que dificulta ou impede a saída do leite dos alvéolos.
Não havendo alívio, a produção do leite pode ser interrompida, com posterior reabsorção do leite represado. O ingurgitamento fisiológico é normal, é discreto e representa um sinal positivo de que o leite está “descendo”, não sendo necessária qualquer intervenção. Já no ingurgitamento patológico, a mama fica excessivamente distendida, o que causa grande desconforto, às vezes acompanhado de febre e mal estar. Pode haver áreas difusas avermelhadas, edemaciadas e brilhantes. Os mamilos ficam achatados, dificultando a pega do bebê, e o leite muitas vezes não flui com facilidade.
Sobre o manejo do aleitamento materno nos casos de ingurgitamento patológico, analise as seguintes afirmativas:
I. Ordenha manual da aréola, se ela estiver tensa, antes da mamada, para que ela fique macia, facilitando, assim, a pega adequada do bebê.
II. Mamadas frequentes, sem horários pré-estabelecidos, ou seja, em livre demanda.
III. Crioterapia, aplicação de calor local em intervalos regulares após ou nos intervalos das mamadas.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I apenas.
b.
I e II apenas.
c.
II e III apenas.
d.
III apenas.
e.
II apenas.
2-O leite materno é fundamental para a saúde da criança, por ser um alimento completo em nutrientes e permitir proteção contra doenças. A amamentação favorece a relação afetiva mãe-filho e o desenvolvimento da criança, do ponto de vista cognitivo e psicomotor. Apresenta, também, a propriedade de promover o espaçamento das gestações e de diminuir a incidência de algumas doenças na mulher. Apesar da excelência do leite materno, existem ocasiões em que o profissional de saúde deve considerar o risco/ benefício da terapia medicamentosa na mãe que amamenta.
I. A recomendação para interromper a amamentação na vigência de tratamento medicamentoso da nutriz é muito comum, mesmo que na maioria das vezes, seja possível compatibilizar o tratamento com a manutenção da amamentação. Profissionais de saúde com frequência são influenciados pelos efeitos teratogênicos de uma minoria de drogas usadas durante a gestação.
PORQUE
II. Enquanto a placenta permite a passagem de drogas para o feto, o epitélio alveolar mamário funciona como uma barreira quase impermeável. A maioria das drogas passa para o leite materno, mas em pequenas quantidades; e mesmo quando presentes no leite, as drogas poderão ou não ser absorvidas no trato gastrointestinal do lactente. Só excepcionalmente, quando a doença materna requer tratamento com medicações incompatíveis com a amamentação, esta deve ser interrompida.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições falsas.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
e.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
I e II apenas
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I
respondido por:
0
Resposta:
I e II apenas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás