• Matéria: ENEM
  • Autor: pasteliludido
  • Perguntado 4 anos atrás

05) “A traição das imagens” ou “Isto não é um cachimbo.” O famoso cachimbo. Como as pessoas me censuraram por isso! E, no entanto, você poderia encher meu cachimbo? Não, é apenas uma representação, não é? Então, se eu tivesse escrito na minha foto "Isto é um cachimbo", eu estaria mentindo! René Magritte Elementos da imagem- Cor, linha, textura, volume, material, espaço, luz, sombra;- dimensões e proporções dentro de um plano;- significação da imagem na sociedade;-movimento, equilíbrio, ritmo; -tema.(Aula do dia 03/03 nº 3 – Páginas do livro didático 20, 21) Quais elementos devem ser considerados ao se ler uma imagem? *
2 pontos
a) Luz, material, tema.
a) Circulação, compartilhamento, cor.​


caioreis78: meda uma coroa de melhor resposta pf

Respostas

respondido por: caioreis78
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Resposta: Uma das pinturas mais famosas de Rene Magritte. Aqui, os artistas insinuam como a visão humana é limitada, onde o espelho significa uma reflexão física, enquanto o olho é o símbolo da visão pessoal seletiva e subjetiva. É em camadas com significado, como um olho pode ser olhado por, olhou através e olhou.

René Magritte nasceu no final do século 19 em Lessines, na Bélgica. Ele mostrou grande talento e interesse nas artes em tenra idade, e em 1916 ele se matriculou na Academia Real de Belas Artes de Bruxelas. Suas primeiras pinturas foram em grande parte influenciadas pelo impressionismo, futurismo e cubismo figurativo, com o principal tema de seus primeiros trabalhos sendo nu feminino. No entanto, Magritte se tornou mundialmente famoso por suas pinturas surrealistas, profundamente influenciado pelas emoções subconscientes do trauma que ele sofreu quando testemunhou o suicídio de sua mãe com a idade de 14 anos..

Depois de se casar com sua namorada de infância em 1922 e servir no exército belga, René Magritte trabalhou como designer em uma fábrica de papel de parede. O ano de 1926 marcou um ponto de viragem na sua carreira, quando um contrato com uma galeria em Bruxelas permitiu-lhe dedicar-se a pintar completamente.

É geralmente aceito que Magritte executou sua primeira pintura surrealista em 1926. Este trabalho surreal inicial foi apresentado em sua exposição individual inaugural em Bruxelas em 1927, mas o programa encontrou críticas bastante duras. O desapontamento com o programa levou Rene Magritte a se mudar para Paris, onde conheceu Andre Breton e se juntou oficialmente ao movimento surrealista. Ao longo de três anos de sua vida em Paris, René Magritte tornou-se uma figura importante do movimento, exibindo uma versão ilusionista e conceitual do surrealismo. Ainda assim, seu trabalho ainda não era amplamente reconhecido, e ele foi obrigado a voltar a Bruxelas e continuar trabalhando na publicidade depois que sua galeria de Bruxelas fechou e cortou sua fonte regular de renda..

Logo, a Segunda Guerra Mundial se seguiu, que Magritte passou em Bruxelas. Por causa da dificuldade da situação, seus laços com Breton e, portanto, os surrealistas, foram quebrados, e o pintor se desviou para um estilo diferente de representação de cores vivas por um breve período de tempo, reagindo ao ambiente sombrio em que ele morava. Na guerra, seu estilo explorava outros meios de expressão, mas no final de 1948, Magritte retornou definitivamente ao surrealismo. Sua forma particular de surrealismo continuará a se desenvolver até o final de sua vida.

Em 15 de agosto de 1967, Rene Magritte morreu de câncer pancreático em sua própria casa em Bruxelas, aos 68 anos de idade..

Surrealismo de Rene Magritte

Pinturas surrealistas de Rene Magritte estabeleceram a base da arte conceitual e influenciaram movimentos artísticos posteriores, como pop art e minimal art.

Suas pinturas freqüentemente exibem objetos do cotidiano em um cenário peculiar, que revelaria novos significados dentro de coisas conhecidas. Um dos ícones criados por Magritte é a pintura “A Traição de Imagens”, que apresenta um tubo grande, perfeitamente polido e realisticamente retratado com uma legenda curiosa abaixo: “Isto não é um cachimbo” - “Ceci n’est pas une pipe”. Um oximoro instantâneo que se mostra verdadeiro, já que a pintura não é realmente um tubo, é apenas uma figura de um tubo - uma superfície plana e pintada. Este questionamento da natureza representacional e da verdadeira natureza das coisas, levantou uma série de questões sobre a natureza da arte e objetos de arte, exibindo uma essência em grande parte conceitual.

Magritte usou o mesmo padrão ao descrever uma maçã, negando sua existência. Um tema sobre um cavalete é freqüentemente repetido em suas pinturas, enfatizando a dificuldade e o paradoxo da natureza representacional da arte da pintura..

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O surrealismo de Magritte não se baseia nos princípios do automatismo e geralmente investiga as idéias pré-condicionadas da realidade. No entanto, seu imaginário poético é influenciado por seu próprio subconsciente, especialmente repetindo o motivo de um rosto velado - relíquia de um trauma ao ver sua mãe morta arrastada para fora de um rio, com o vestido preso em torno de seu rosto. Ele joga continuamente com ilusão, retratando seus conflitos internos e reflexões relacionadas à morte de sua mãe..

Lista de obras

Explicação: meda uma coroa de melhor resposta pf

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