• Matéria: Português
  • Autor: Estudantnota10
  • Perguntado 5 anos atrás

preciso de uma redação pequena
tema:
Tempos de pandemia: A importância do investimento em ciência e tecnologia

Respostas

respondido por: Danielvidalmartins
3

* Tive que por 28 (no Enem gira em torno de 25 a 30 linhas) devido á minha estrutura argumentativa.

Desde a Revolução Cientifíca do século XVIII a ciência avançou consideravelmente, contudo a pandemia impôs desafios no que se refere a ela e a tecnologia.

Por isso é importante o investimento, pois quanto maior for maior será a possibilidade de estabilidade em tempos caóticos como agora. Isso pode ser observado na prática observando o Brasil e a Noruega, por exemplo: o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Noruega em 2020 ficou em primeiro lugar. Já segundo o ''El País'' em 2020 o Brasil perdeu cinco posições indo para a 84° posição.

Ademais, segundo a ''CNN'' em 2020 países nórdicos como Finlândia, Dinamarca e Noruega, conseguiram conter a pandemia por três meses, mesmo com o ressurgimento do vírus na Europa.

Outro ponto importante, é a gestão dos recursos. Um bom planejamento econômico é fundamental à qualquer país no que tange aos investimentos em ciência e tecnologia, pois assim, de forma bem distribuída outras áreas se beneficiam, como saúde, segurança, e turismo- que por sinal atrai a comunidade internacional.

Enfim, Bauman afirmou a certeza na incerteza, e assim os países que não tinham bases sólidas sucumbiram ou estão sucumbindo frente à própria incompetência, portanto é necessário um planejamento econômico consistente que seja feito anualmente e semestralmente inspirado na ánalise SWOT que nas palavras do especialista em Marketing Philip Kotler é:  “Análise global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”.

Por fim, é preciso aplicar esse planejamento para ampliação da educação cientifíca e tecnológica por meio de bolsas de iniciação que devem ser ofertadas anualmente desde o ensino fundamental (6° ano ) ao médio.

''Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido''- Sir Arthur Lewis, economista britânico.

Perguntas similares