Respostas
Resposta:
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor.
Alguns pensadores e filósofos contestam que Sócrates disse a frase desta maneira, mas não parece haver dúvida que o conteúdo é associado ao filósofo grego.
Existem, no entanto, pessoas que afirmam que Sócrates não proferiu esta frase, porque ela não se encontra nas obras de Platão (o seu aluno mais conhecido), que contêm os ensinamentos de Sócrates.
Supõe-se que esta frase foi proferida em uma conversa com atenienses, que não sabiam muitas coisas. Neste diálogo com os habitantes de Atenas, Sócrates afirmou não saber nada de nobre e nada de bom. Por outro lado, os atenienses achavam que eram sábios em várias áreas, enquanto Sócrates afirmava que não tinha conhecimento nessas áreas, ou seja, Sócrates sabia que não sabia.
Há alguma controvérsia porque alguns dizem que esta confissão de ignorância transmite um sentimento de humildade da parte de Sócrates. Outros autores indicam que o conceito de humildade só surgiu com o cristianismo e não foi abordado com Sócrates.
Existe também uma versão que explica que a frase "só sei que nada sei" foi proferida por Sócrates quando o oráculo declarou que ele era o homem mais sábio da Grécia.