• Matéria: História
  • Autor: eduardaantelo8
  • Perguntado 5 anos atrás

(2,0) O período Medieval conheceu grandes filósofos, como, por exemplo, São Tomas de Aquino. Neste teólogo podemos observar o emprego da razão para a análise de vários temas relacionados à fé cristã. Tendo esta informação como referência, leia o texto a seguir e responda às perguntas propostas.
a. (1,0) O objetivo (ou objeto) de estudo dos “engenheiros”, “cientistas” e intelectuais aos quais o texto se refere eram parecidos aos dos teólogos medievais ou eram diferentes? Justifique sua resposta.
b. (1,0) Identifique duas características ou valores do Renascimento Cultural que estão apresentados no texto.
“O verdadeiro catalisador da transformação do conhecimento da física pré-clássica foram os problemas que desafiaram a técnica experimental da época (séculos XIV, XV e XVI). Os engenheiros-cientistas envolvidos nesses empreendimentos - normalmente grandes projetos arquitetônicos, técnicos ou militares como a construção de catedrais, artilharia ou construção de fortes - eram, pelo menos na área da mecânica, a espinha dorsal da revolução científica do início da Idade Moderna. Eles não apenas criaram a base experimental da nova ciência, mas ativaram os recursos científicos com o objetivo de compreender intelectualmente as construções que desafiavam sua prática.
Assim foram reunidas as tradições científicas até então isoladas, como o conhecimento prático sobre a construção de navios e a teoria envolvendo máquinas simples. Quase sempre a demanda intelectual associada a questões como a estabilidade da cúpula de uma catedral, o melhor posicionamento de um remo ou a forma de uma corrente pendente, ultrapassava as possibilidades intelectuais da época. Mas o desafio que essas questões representavam para os recursos científicos disponíveis tornou-se, para os engenheiros-cientistas, o motor para a exploração do potencial intelectual existente, levando, por fim, ao reconhecimento da futura física clássica.”
RENN, Jürgen: Revolução de Galileu e a transformação do conhecimento, Revista Scientific American Brasil, Edição Especial, n. 33. São Paulo : Ediouro, s/d, p.14.

Respostas

respondido por: rafalcard
2

a) Não era parecido, já que os teólogos medievais se centravam nas análises e estudos filosóficos referentes à influência de Deus e à fé, enquanto os cientistas citados no texto se centravam em juntar conhecimentos práticos isolados que a sociedade já possuia e encontrar a teoria por trás de tais conhecimentos, como a construção de navios ou a construção de catedrais e igrejas.

b) As duas principais características ou valores do Renascimento Cultural presentes no texto são a construção de grandes projetos arquitetônicos, como catedrais, e o valor de buscar conhecimentos científicos de períodos prévios e utilizá-los a seu favor.

Perguntas similares