• Matéria: Português
  • Autor: adriellymarques129
  • Perguntado 4 anos atrás

Preciso da parte central do Livro "saudade da vila "

Respostas

respondido por: kaka7116
2

Explicação:

Saudades da Vila

Benê, pobre menino negro, só queria a amizade de alguém, só queria rodar pião com os meninos brancos. Nesta história, o leitor irá se emocionar com o drama de Benê e se revoltar contra a estupidez do preconceito racial, que é registrado desde cedo na cabeça das crianças.

Os desafios do rebelde:

A descoberta do Brasil rural Zé Eduardo nasceu e criou-se na cidade grande. A idéia de passar uma temporada no Mato Grosso, na fazenda do avô, não o animou. Pouco coisa animava o garoto arrogante e metido. De passagem pela fazenda, Gavião Vaqueiro - bravo caçador e sábio guia da floresta - foi incumbido de levar Zé Eduardo para uma viagem pelo Xingu. O rebelde não sabia dos segredos e desafios que um outro Brasil reservava para ele.

Tonico:

Só encontrei a continuação desse livro que se chama Tonico e a carniça:

livro é uma continuação do livro: Tonico, de José Rezende Filho. O livro retrata a continuação da história de Tonico, o menino que ficou órfão de pai e teve sua vida completamente mudada por causa desse acontecimento que mudou o seu destino. Neste livro:Tonico volta a estudar de manhã, como fazia quando seu pai era vivo e o seu Tio Severino lhe promete um presente que na verdade é uma cadeira de engraxate que ele trabalha junto com seu amigo Carniça. Ele na parte da tarde e Carniça na parte da manhã.Carniça também volta a estudar, esta é a condição que o seu tio Severino, sua mãe Zenaide e sua avó Dona Corália impõem a ele para que ele possa também trabalhar na cadeira, junto com Tonico. O negócio deles vão indo muito bem, a coisa vai bem até o dia em que seu amigo Carniça é assaltado, enquanto trabalhava em seu turno.Ele fica tão preocupado, tão desesperado que pensa que é a família de Tonico que vai pensar que é ele quem andou roubando a cadeira. A coisa vai indo, os ladrões falam com Carniça que isso é apenas uma taxa de proteção, o dinheiro que eles recolhem para cadeira ser protegida. Carniça desconfia de que os ladrões são da favela e que o revólver que eles utilizam é de brinquedo. No último capítulo do livro, Carniça reage ao assalto e é baleado. O livro termina com Carniça internado e Tonico e seu Tio Severino torcendo pela sua recuperação.

Perguntas similares