Após a Reforma Anglicana, o rei Henrique VIII confiscou as terras e os bens da Igreja Católica. Durante a Dinastia Tudor, a Coroa passou a conceder cartas de cercamento, a fim de ampliar a produção de lã para a manufatura têxtil. Sobre a política de cercamentos (enclosures) na Inglaterra, podemos afirmar que
a) facilitou o acesso à terra pelos camponeses, fazendo com que o país passasse por um processo de êxodo urbano.
b) foi uma medida que permitiu o cercamento das terras comunais pela gentry, deixando muitos camponeses sem locais para cultivar.
c) permitiu que camponeses pudessem continuar nas terras comunais, de modo a produzir a lã que seria vendida para a burguesia inglesa.
d) garantia a exclusividade do acesso à terra pela nobreza, dificultando a situação dos camponeses e membros da gentry.
e) tinha por objetivo evitar que os camponeses migrassem para as cidades, fazendo da agricultura a atividade mais importante da Inglaterra.
Respostas
Resposta:
Em maio de 2018, o mundo acompanhou pelos jornais, internet e televisão o badalado casamento do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, na capela do São Jorge. A cerimônia foi realizada na Igreja Anglicana, a religião oficial da família real inglesa.
Contudo, a Inglaterra já foi um país católico e passou por transformações durante a Reforma Protestante, no século XVI. Hoje vamos entender o que foi o anglicanismo, as consequências desse evento histórico, o que foi o Ato de Supremacia e como é a presença dessa religião no Brasil. Acompanhe!
O que foi a Reforma Anglicana?
A Reforma Anglicana aconteceu na Inglaterra, em 1534 no contexto das reformas religiosas que estavam acontecendo na Europa, durante o século XVI.
Usando como justificativa à negativa da Igreja Católica em conceder o divórcio, o rei Henrique VIII rompeu os laços com o catolicismo e deu início a uma nova religião na Inglaterra. Foi reconhecido como o chefe máximo da igreja inglesa. É conhecida também como Church of England (Igreja da Inglaterra).
Portanto, surge assim, uma nova doutrina fundada pelo rei Henrique VIII