• Matéria: Filosofia
  • Autor: giovanaSm2006
  • Perguntado 4 anos atrás

A crítica a um sistema de pensamento, para realmente operar avanços, implica, como o próprio Kant reconhece, uma revolução
do modo de pensar: se ele entendeu não mais dever procurar no mundo as respostas para o conhecimento da natureza, mas na
própria razão, naquilo que a razão põe na natureza, quando voltou-se à razão prática, vale dizer a ética e a jurídica, também
compreendeu que seu fundamento não poderia estar em determinadas virtudes, como a bondade, ou propósitos, como a busca
por felicidade, nem em desejos ou objetos exteriores, mas sim na máxima que a determina, vale dizer no respeito a um dever,
que não diz respeito ao resultado esperado, mas à necessidade de uma ação por respeito à lei, que é uma representação formal
racional.
MELLO, Eduardo Rezende de. A fundamentação filosófica da justiça restaurativa. In: SLAKMON, Catherine; DE VITTO, Renato C.
P.; PINTO, Renato S. G. (Org.). Justiça Restaurativa: coletânea de artigos. Brasília: Ministério da Justiça, 2005. Adaptado.
O respeito ao dever, referido no texto, se expressa na ideia de que uma ação é moral quando:

a. Norteia-se pela justiça nos planos individual e coletivo, numa perspectiva idealista.
b. Proporciona a maior quantidade de felicidade para o maior número de pessoas possível, numa perspectiva consequencialista.
c. Reconhece a felicidade como finalidade última da existência humana, numa perspectiva teleológica.
d. Respeita os seres humanos como fins em si mesmos conforme o princípio da dignidade da pessoa humana, numa perspectiva
universalista.
e. Guia-se pelas verdades da fé superando a pecaminosidade original do ser humano, numa perspectiva cristã.​

Respostas

respondido por: adilsongois05
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Resposta: D

Explicação: Respondi a questão e essa era a alternativa certa

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