• Matéria: Biologia
  • Autor: viniciusbarbosp84hqc
  • Perguntado 5 anos atrás

A superfície da água em repouso é capaz de manter um objeto leve flutuando, mesmo que esse objeto seja mais denso que a água. Por exemplo: se uma agulha for colocada cuidadosamente sobre a superfície da água flutuará, mesmo o aço tendo densidade maior que a água. Outro exemplo é que alguns insetos conseguem andar sobre a superfície da água. A característica que explica esses fenômenos :

a)Densidade da água
b)Força de atração entre c)moléculas dos objetos e das d)moléculas da água.
e)Tensão superficial da água.
f)Cor da água
g)Calor de fusão

Respostas

respondido por: Ayslamokapi
0

Resposta:

A água é uma substância que possui inúmeras propriedades interessantes que beneficiam muito a vida, sendo que uma delas é a sua tensão superficial.

A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)).

No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para a frente e para trás. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força.

Já no que diz respeito às moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, portanto suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e abaixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água.

Espero ter ajudado

Perguntas similares