PFVV ME AJUDEM PRECISO DESSA RESPOSTA URGENTE!
Indígenas da Zona Norte de SP cantam rap em guarani para defender causa indígena
Wera e Xondaro usam a música para lutar pela demarcação de terra da aldeia indígena Teoka Pyal, no Jaraguá. G1 mostra histórias e curiosidades na semana do aniversário de SP.
Em busca de chamar a atenção para causas como a demarcação de terras, jovens indígenas que são lideranças da aldeia Teoka Pyal, na região do Pico do Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, cantam rap em guarani e português.
Com letras de cunho político e social, os índios Hebert, o Wera, (pronuncia-se 'Verá' e significa "trovão", em guarani), de 23 anos, e Jefersom, o Xondaro ("guerreiro"), de 19 anos, conciliam a vida na aldeia com agenda de shows e manifestações em atos em São Paulo e Brasília.
Wera integrou o primeiro grup de rap indígena de São Paulo, o Xondaros Mcs, que nasceu em 2009. Em 2011, depois da morte de um dos integrantes do grupo, Wera passou a seguir carreira solo. Já Jefersom integra o grupo Oz Guaranis, que ainda conta com a participação de Mano Glowers e Gizeli Para.
O conceito cultural que melhor representa a notícia acima é:
A
Etnocentrismo.
B
Etnocídio.
C
Memoricídio.
D
Multiculturalismo.
E
Aculturação.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Letra D Multiculturalismo.
Explicação:
O rap é um conhecido gênero de música das comunidades negras norte-americanas e das periferias brasileiras, enquanto que as Tribos Guaranis constituem estruturas populacionais nativas da América do Sul, ou seja, diferentes tradições culturais que coexistem ne mesma cidade e se fundem em uma só, ou, na definição de nosso material: Convivência entre diferentes culturas em uma sociedade.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás