Respostas
Resposta:
A raiz quadrada é a operação inversa das potências de expoente 2. Ou seja, um número X elevado ao quadrado é multiplicado por ele mesmo, gerando um resultado Y. Portanto, a raiz quadrada de Y é X. Quando o resultado da raiz é um valor inteiro, esse número é chamado de quadrado perfeito.
Podemos citar como exemplos √4, √9, √36 que indicam respectivamente 2×2=4, 3×3=9, 6×6=36. Portanto suas raízes são 2, 3 e 6. Já outros como √15 e √18 não possuem quadrado exato, então o valor é dado pela aproximação de um decimal. Os resultados seriam 3,8 e 4,2. Sendo assim, existem dois tipos de raiz quadrada: exata e não-exata.
Calculando a raiz quadrada
A definição diz que a raiz de a só pode ser b se o resultado de b elevado ao quadrado for igual a. Sendo assim, para descobrir a raiz quadrada é necessário pensar em um número que elevado ao quadrado, ou seja, multiplicado por ele mesmo, seja igual ao radicando.
Por isso, os conhecimentos da tabuada são essenciais. Por exemplo:
√36 = 6, pois 62 = 36
√121 = 11, pois 112 = 121
Não sei se era isso que queira. Mas espero ter ajudado. Bons estudos
Resposta:
A definição nos diz que a raiz quadrada de um número real a é o número b se, e somente se, o número b elevado ao quadrado for igual ao número a, ou seja, temos que imaginar um número que, ao quadrado, resulte no número dentro do radical. Os números que possuem raiz quadrada são denominados quadrados perfeitos
Explicação passo-a-passo: