Respostas
Thomas Morgan foi um importante biólogo que teve como objeto de estudo a teoria cromossômica e o mapemamento de diversos genes. Suas principais conclusões envolveram a constatação da presença dos genes em cromossomos e sua dinâmica durante a segregação e formação dos gametas.
Seus trabalhos foram realizados com a mosca Drosophila melanogaster, que é considerada um organismo modelo, por ser barata, de fácil manuseio, por ter um DNA relativamente pequeno e por se reproduzir bastante. Desse modo, Morgan realizou diversos experimentos com cruzamentos entre moscas que apresentavam diferentes características, como por exemplo a cor dos olhos. Ao final, seus resultados demonstraram que o gene da cor do olhos das moscas estava localizado no cromossomo X, e isso foi de extrema surpresa para Morgan, visto que ele mesmo não acreditava na presença dos genes e nem na sua segregação independente.
Thomas Morgan descobriu que os cromossomos possuem genes e também a maneira como eles são segregados na meiose dos gametas.
O que é o um cromossomo? E um gene?
Gene é uma região do cromossomo que é responsável por expressar alguma característica do ser vivo, ou seja, uma proteína.
O cromossomo é uma estrutura que concentra um conjunto de genes, além disso, um conjunto de cromossomos formam todo o genótipo de um indivíduo.
Um defeito em um cromossomo inteiro irá afetar vários genes, isso porque o cromossomo tem vários genes.
Venha estudar mais sobre cromossomos em:
https://brainly.com.br/tarefa/18143268