As proposições do Movimento de Reforma Sanitária Brasileira eram dirigidas, basicamente, à construção de uma nova política de saúde e, para tanto, considerava como elementos essenciais para a reforma do setor a:
A - Terceirização do sistema de saúde.
B - Acesso ao sistema para quem contribuísse com a previdência social.
C - Centralização e hierarquização das políticas de Saúde.
D - Implantação de ações integradas da saúde.
E - Descentralização, universalização e participação dos usuários.
Respostas
Resposta:
E - Descentralização, universalização e participação dos usuários.
Explicação:
Esse elemento assim como os demais seguem as diretrizes do SUS, tendo como referência a lei a Lei 8080 e a Constituição Federal de 1988. Em seguida, no Art. 196, a Constituição Federal de 1988 reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
As mudanças que o Sistema Único de Saúde teve nas ultimas décadas por muito importante para descentralizar, universalizar e aproximar o usuário dos processos de tomada de decisão, gestão e monitoramento dos serviços públicos de saúde (alternativa E).
A descentralização fala justamente da distribuição de poder e funções dentro do SUS, diminuindo o poder federal e o distribuindo nos estados e municípios.
A universalização refere-se a possibilidade de qualquer pessoa acessar o SUS, basta ir a um ponto de atendimento, sem a necessidade de comprovar nada.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/25034183