Respostas
Francisco de Goya (1746-1828) foi um dos maiores mestres da pintura espanhola. Foi o pintor da corte e também o pintor dos horrores da guerra, das assombrações do mundo e da vida interior dos homens.
Francisco José de Goya y Lucientes nasceu em Fuendetodos, Saragoça, Espanha, no dia 30 de março de 1746. Filho de um modesto dourador de estátuas e livros, e de Gracia Lucientes, filha de decadente família de nobres de Saragoça. Com 13 anos, Goya foi entregue aos cuidados do pintor José Luzán y Martínez, mas o jovem preferia as ruas e as touradas ao atelier do pintor.
Em 1762, foi para Madri e tentou, sem sucesso obter uma bolsa na Real Academia de Belas Artes em 1773. Em 1766, faz nova tentativa, mas só recebe um voto de Francisco Bayeu. Frustrado, tenta ganhar a vida lutando com os touros na arena de Madri.
Primeiros Trabalhos
Em 1770, Francisco de Goya viaja para a Itália em busca de trabalho. No ano seguinte inscreve-se na Academia de Belas Artes de Parma, recebendo uma menção honrosa dos examinadores. Volta para Saragoça e recebe sua primeira encomenda para pintar os afrescos nas paredes da Igreja de Nossa Senhora do Pilar.