Em um laboratório, na falta de soros anti-A e anti-B, uma técnica utilizou seu próprio sangue para determinar o tipo sanguíneo de uma amostra que não havia sido rotulada. A técnica de laboratório separou do seu sangue, que é do tipo A, as hemácias e o plasma sanguíneo. Ao misturar suas hemácias com o soro do sangue que deveria rotular, não houve aglutinação. No entanto, ao colocar o plasma do seu sangue com as hemácias do sangue cujo grupo deveria determinar, houve aglutinação.
O grupo sanguíneo deve ser rotulado como sendo do tipo:
A)
A
B)
B
C)
O
D)
AB
E)
A ou O
Respostas
O sangue que a técnica está analisando é do tipo sanguíneo AB, portanto a resposta correta é a letra D.
Primeiro, precisamos lembrar o que significa um sangue ser do tipo A, B, AB ou O, e para isso usaremos essa relação abaixo:
tipo | aglutinogênio | aglutinina
A aglutinogênio A Anti-B
B aglutinogênio B Anti-A
AB aglutinogênio A e B nenhum
O nenhum Anti-A e Anti-B
Um sangue possui dois componentes que classificam seu tipo, o primeiro se trata do aglutinogênio, que seria o antígeno presente nas hemácias, e o segundo é a aglutinina, que provoca aglutinação à outros tipos sanguíneos e está presente no plasma (anti-B aglutina hemácias do sangue tipo B).
Como o exercício nos diz que a técnica tem um sangue tipo A, sabemos que nas hemácias dela está presente o aglutinogênio A e no plasma a algutinina anti-B. Ao misturar suas hemácias com o plasma do sangue que ela quer descobrir, não houve aglutinação, ou seja, no sangue não rotulado não há algutinina anti-A. Portanto, o sangue só pode ser do tipo A ou AB, segundo a tabela acima.
Porém, ao misturar as hemácias do sangue não rotulado e com o seu plasma houve aglutinação. Isso significa que, como o plasma da técnica possui aglutinina anti-B, possivelmente o sangue não rotulado tem aglutinogênio B.
Desse modo, basta juntas as pista e analisar a tabela acima. Se trata de um sangue com aglutinogênio B e sem anti-A, e entre o sangue tipo A ou tipo AB, o único que corresponde a essas exigências é o tipo AB.