• Matéria: História
  • Autor: karui77
  • Perguntado 4 anos atrás

Quais eram as duas partes em que se dividiam os dominios senhorias​

Respostas

respondido por: acastilho2802
1

Resposta:

sociedade feudal era organizada em estamentos (não existia mobilidade social, a posição social era estabelecida a partir do nascimento); e a elite social era formada pela primeira camada, o clero. O segundo estamento era composto pela nobreza e a camada inferior da sociedade era formada principalmente pelos camponeses, que trabalhavam duramente como servos nas terras dos senhores feudais.

Na grande propriedade rural do senhor feudal havia o castelo, a igreja, as aldeias camponesas, os grandes bosques, as terras cultivadas e as terras de pastagem. As terras cultivadas se dividiam em duas metades, a primeira era chamada de manso senhorial (a produção agrícola dessa terra pertencia ao senhor), a segunda metade era composta pelo manso servil (parte da produção agrícola pertencia ao senhor).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os servos usavam as terras para a prática da agricultura, mas todas as terras pertenciam aos proprietários, os senhores feudais. Os trabalhos nos campos eram executados pelos servos e pelos vilões (trabalhadores livres); quase não existiam escravos, pois a Igreja condenava a escravidão.

Os servos possuíam obrigações com os senhores feudais, tinham que pagar impostos, como a corveia (trabalhavam sem remuneração por alguns dias da semana em troca de proteção) e as banalidades (taxas que os servos pagavam para utilizar o moinho, o forno, o celeiro, entre outros, que eram propriedades do senhor feudal).

A condição de vida dos servos no feudalismo era precária e difícil. Eles quase sempre viviam em casas humildes (pouca higiene) e viviam constantemente sob ameaça da fome, pois a agricultura dependia dos fatores climáticos e de instrumentos agrícolas precários. Apenas uma pequena parte da produção do manso servil era destinada aos servos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.

No século XIV, as péssimas condições de vida nas quais se encontravam os servos, e o aumento dos impostos em decorrência da Peste Negra e da Guerra dos Cem Anos (entre França e Inglaterra), levaram-nos às sucessivas revoltas contra as relações de servidão, reivindicando o fim da servidão. 

Por Leandro Carvalho

Mestre em História

Os servos em seu cotidiano medieval.

Por Escola Kids

VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM

HISTÓRIA

Idade Média, um resumo

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

ÚLTIMOS ARTIGOS

METÁFORA

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

CUCA

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

ANIMAIS HERBÍVOROS

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

COPYRIGHT © 2021 REDE OMNIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

TERMOS DE USO

 

EXPEDIENTE

 

QUEM SOMOS

 

ANUNCIE AQUI

 

FALE CONOSCO

BIOLOGIA NET 

 

BRASIL ESCOLA 

 

HISTÓRIA DO MUNDO 

 

MANUAL DA QUÍMICA 

 

MUNDO EDUCAÇÃO 

 

PREPARA ENEM 

 

PORTUGUÊS

DESENVOLVIDO POR

Perguntas similares