(ENEM) Vive-se a Revolução Verde. Trata-se da disseminação de novas práticas, permitindo um vasto aumento na produção. O modelo baseia-se na intensiva utilização de sementes melhoradas (particularmente das híbridas), assim como no uso sistemático de insumos industriais (fertilizantes e agrotóxicos), no recurso à irrigação e na mecanização do trabalho. DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma história da vida rural no Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006 (adaptado).No Brasil, uma desvantagem para o pequeno produtor provocada pela expansão do modelo agrícola descrito é a *
10 pontos
a) estagnação da atividade agroindustrial.
b) diminuição da lavoura monocultora.
c) restrição do controle de pragas.
d) elevação do custo de cultivo.
e) redução do emprego formal.
Respostas
Resposta:
D) elevação do custo de cultivo
Explicação:
A Revolução Verde é composta por um conjunto de procedimentos que buscam a elevada produtividade da produção com a utilização de agrotóxicos, mecanização do campo, modificação das sementes, etc. Logo, o produtor está dependente de insumos industrializados que, na sua maioria, são de elevados custos, assim, dificultando o seu acesso.
A elevação do custo de cultivo (letra D) representa uma desvantagem para o pequeno produtor rural.
Letra D: elevação do custo de cultivo.
Isso ocorre porque os custos com maquinários, implementos agrícolas, serviços digitais (mapeamento da terra), fertilizantes e agrotóxicos costumam ser bem altos no início da produção rural. Desse modo, o pequeno produtor rural não possui condições financeiras para plantar uma área de terra muito extensiva.
Ainda, vale destacar que o pequeno agricultor ainda conta com o risco de não ter resultado no primeiro plantio. Esse fato pode complicar ainda mais a situação financeira daqueles que se encaixam na agricultura familiar.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/7229481
Vá e vença!