• Matéria: Geografia
  • Autor: Naosei2223
  • Perguntado 4 anos atrás

Ao se observar o quadro anterior, conclui-se que a expectativa de vida do brasileiro, ao nascer, vem aumentando a partir da década de 1990. O declínio das taxas de fecundidade e de natalidade, combinado com a queda das taxas de mortalidade, explica a tendência desse quadro, que, com o crescimento do número de idosos, vem elevar a expectativa média de vida. Com essa estrutura etária vigente, configuram-se alterações no perfil da população.

Um dos reflexos desse fato na sociedade brasileira é o(a):


Escolha uma opção:
a. crescente ingresso da mulher no mercado formal de trabalho, resultando numa melhoria da qualidade de vida desse segmento da população.
b. crescente emprego do trabalho infantil, diante da excessiva oferta de mão de obra, tal como ocorreu no período imediatamente posterior à Revolução Industrial inglesa.
c. aumento dos encargos econômicos e a necessidade de uma política social voltada para a nova realidade de país.
d. maior atuação da Igreja, na tentativa de estimular o controle da natalidade por meios naturais, como explicitam as encíclicas Rerum Novarum e Humanae Vitae.
e. transformação das estruturas socioeconômicas do país, elevando os padrões demográficos típicos de países com grande mobilidade espacial.

Respostas

respondido por: joaopensi
1

Resposta:

(C) aumento dos encargos econômicos e a necessidade de uma política social voltada para a nova realidade de país.

Explicação:

Diferentemente do que afirma o item [A], houve melhoria da qualidade de vida da população como um todo, não apenas das mulheres. O item [B] está incorreto, pois, além de não haver informações nos gráficos sobre o uso de mão de obra infantil, a afirmação não corresponde à realidade nacional. O aumento da expectativa de vida levará a um aumento dos gastos públicos, em especial com a previdência social, como afirma corretamente o item [C]. Não são conhecidas tentativas da Igreja de controlar a natalidade, o que torna inválida a alternativa [D]. As mudanças na sociedade brasileira são fruto da melhoria da qualidade de vida em geral, sem que tenha havido uma mudança estrutural na realidade socioeconômica do país, o que torna a alternativa [E] incorreta.

Perguntas similares