URGENTE
1) Apesar da legenda da imagem, a situação não representa necessariamente um problema! Quando os pais são heterozigotos podem ter filhos homozigotos recessivos. Estes, por sua vez, podem apresentar fenótipos diferentes dos que são apresentados pelos pais. Considere que nos patos representados na imagem duas características sejam estudadas: cor e altura. Patos brancos e altos possuem características dominantes. Qual a probabilidade do casal da imagem (patos brancos e altos) gerar filhotes negros e altos? (Considere que os patinhos da imagem, negros e baixos, já são filhos do casal de patos).
a) 0%
b) 18,75%
c) 56,25%
d) 100%
2) Imagine que uma mulher não albina e com visão normal, duplamente heterozigota, case-se com um homem albino e míope. Marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança albina e de visão normal.
a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 100%
Respostas
Resposta:
b) 18,75%
b) 25%
Explicação:
1)De acordo com os dados do enunciado, o casal de patos é formado por indivíduos diíbridos, ou seja, duplo heterozigotos (AaBb). Sendo assim, ao fazer os cruzamentos, obtermos o seguinte resultado: Aa x Aa (3/4 brancos e ¼ negros); Bb x Bb (3/4 altos e ¼ baixos). Para se obter a probabilidade de filhotes negros e altos deve-se multiplicar (regra do “e”) as duas probabilidades obtidas individualmente: ¼ x ¾ = 3/16. Porém o exercício traz a resposta em formato de porcentagem. Para transformar o resultado obtido de fração em porcentagem deve-se multiplicar 3/16 (resultado obtido) por 100%. Dessa forma, temos que 3/16 x 100% é 18,75%.
2)No cruzamento indicado no enunciado, a mulher é diíbrida (AaBb) e o homem é duplo homozigoto recessivo (aabb). Desse cruzamento obtém-se o seguinte resultado: ½ albino e ½ com pigmentação na pele; ½ míope e ½ com visão normal. Para obter-se a probabilidade de nascer uma criança albina e não míope desse cruzamento, devemos multiplicar as probabilidades obtidas individualmente: ½ x ½ = ¼. Para transformar o valor obtido em porcentagem, deve-se multiplicá-lo por 100% (1/4 x 100% = 25%).
Questão 1: A probabilidade do casal de patos gerar filhotes negros e altos é de: Alternativa b) 18,75%.
Para calcular a probabilidade de que esse casal tenha filhos negros e altos, devemos que fazer o cruzamento de negros e blancos, de altos e baixos; considerando que o casal é duplo heterozigoto: AaBb:
Assim teremos que:
Agora, calculamos a probabilidade de que sejam negros e altos, multiplicando as duas probabilidades individuais obtidas:
Assim, a probabilidade do casal de patos gerar filhotes negros e altos é de 18,75%.
Questão 2: A a probabilidade de nascer uma criança albina e de visão normal é de: Alternativa b) 25%.
Neste caso, para determinar a probabilidade de que a criança seja albina e de visão normal temos que fazer o cruzamento dos pais considerando que:
- Mulher, é duplo heterozigoto ⇒ AaBb
- Homem, é duplo homozigoto recessivo ⇒ aabb
Assim teremos que:
Logo, calculamos a probabilidade de que a criança seja albina e de visão normal, multiplicando as duas probabilidades individuais obtidas:
Assim, a probabilidade de nascer uma criança albina e de visão normal é de 25%.
Você pode ler mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/8884389
https://brainly.com.br/tarefa/28034714