1) Platão achava que as coisas que percebemos são somente imagens, as sombras projetadas em nossa pequena caverna, oriundas de realidades superiores que existem, perenes, imutáveis, perfeitas, no mundo das ideias. Acima de tudo, a ideia do bem. Isso corresponde à Teoria das Ideias? *
1 ponto
a) Sim, é parte do resumo dos conceitos de Platão.
b) Não, este resumo trata da teoria de Sócrates.
c) Sim, corresponde a teoria das ideias de Aristóteles.
d) Não. Este resumo é de Platão, mas não da Teoria das Ideias.
e) Nenhuma das opções.
2) A opinião (doxa), no pensamento de Platão representa um saber sem fundamentação metódica. É um saber que possui sua origem: *
1 ponto
a) Nos mitos religiosos, lendas e poemas;
b) Nas imprevisões e nas sensações das coisas sensíveis;
c) No discurso dos sofistas na época da democracia ateniense;
d) Num saber eclético, proveniente do pensamento de alguns filósofos.
e) Nenhuma das opções.
Respostas
Resposta:
A
B
Explicação:
Confia na mãe
1) A descrição feita encaixa com a chamada Teoria das Ideias, de Platão. Logo, a alternativa A é a correta.
2) A doxa (opinião) é um saber que possui origem nas sensações das coisas sensíveis. Logo, a alternativa B é a correta.
Platão é tradicionalmente considerado dualista, racionalista e idealista. Vejamos, contudo, mais de perto cada alternativa.
No Livro VI d'A República, Platão estabelece uma diferença entre objetos e entre o que é conhecido e o que é pensado de algo. A famosa imagem da linha nos diz que o mundo visível (reino da opinião e da realidade aparente) é o mundo da imaginação (eikasia) e da crença (pistis). Neste mundo visível, conhecemos apenas sombras e imagens (eikones) e os seres vivos (zoa).
Já no mundo inteligível (reino do conhecimento) - mundo do conhecimento matemático/técnico/discursivo (dianoia) e da inteligência (noesis), conhecemos os objetos abstratos matemáticos (mathematika) e as Ideias, que são principios ou modelos supremos (arkhai)
O mundo inteligível é capaz de ser alcançado apenas pelos filósofos. E só será atingido no interior da alma. A conversão para a filosofia é feita com a ajuda do discurso e dos mitos (Alegorias, como o mito de Er e o mais famoso, o mito da Caverna).
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/38569855