Comente a tese de que o surgimento do alfabeto e da escrita favoreceu o desenvolvimento do pensamento reflexivo e racional, bem como a separação entre linguagem e ação, ou teoria e pratica
Respostas
Na verdade, o aparecimento da escrita (na Fenícia, por volta de 1.400 e 1.000 Antes de Cristo) contribuiu diretamente para o desenvolvimento do ser humano. Na prática, isso ocorreu porque o homem passou a juntar os símbolos e formar palavras que representavam as ações realizadas no cotidiano.
Desse modo, a escrita foi importantes para a disseminação de ensinamentos e crenças religiosas (como as presentes na Bíblia Sagrada).
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!
Resposta: As primeiras formas de linguagem manifestou-se através dos poetas que exprimiam oralmente sobre histórias que envolviam atividades de aventuras, seja por meios humanos ou Deuses. Ou seja, para dar uma certa informação a alguém eles usavam isto como exemplo por meio das atribuições análogas e a prática. O ato de oralidade passado para as demais pessoas levam a elas dependendo da forma que se explana uma informação - seja pelo entusiasmo ou seriedade -, os indivíduos tendem a interpretar da maneira estabelecida, isto é, uma privacidade das compreensões. A transição das palavras sonoras para o escrito fez com que elas tivessem um vasto compreendimento e linhas de raciocínios diferentes norteando elas a pensar de forma crítica, que fez com que elas começassem a praticar a lógica e a formação de novas teorias a respeito das coisas. Foi daí que surgiram os primeiros filósofos.