Respostas
Resposta:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar concepções básicas sobre língua/linguagem. Para tanto, serão apresentados construtos saussurianos no que tange à língua enquanto sistema de signos, bem como ideias bakhtinianas que visam a língua como uma atividade social. A fim de apresentar avanços acerca desse estudo, serão estabelecidos contrapontos entre os autores supracitados. Pautar-se-ão contribuições do estudo de gêneros discursivos para o ensino de língua, tendo em vista o viés da interação, da dialética. Por fim, buscar-se-á defender a tese, consoante autores como Marcuschi (2008), Faraco (2009), que o estudo de língua (gem) considerando os gêneros direciona uma organização das atividades humanas, das experiências com o funcionamento da linguagem.
O objetivo deste trabalho consiste em apresentar concepções básicas sobre língua/linguagem, postuladas por Saussure e Bakhtin. Para tanto, será feita uma explanação lacônica do que Saussure preconizou em relação a seu objeto de estudo: a língua, considerada como um sistema de signos formados pela união do sentido e da imagem acústica, sendo estes constituintes interdependentes.
Outrossim, serão apresentados avanços que emergiram a partir dos postulados saussureanos. Nessa vertente, Bakhtin é exposto como autor contemporâneo de Saussure, que divergiu da ideia de língua enquanto sistema estável, desvinculado de valores ideológicos. Sua concepção de língua abarca a instância da interação, da dialética; é apresentada como atividade social. Nesse sentido, Bakhtin divulga uma possível mudança de paradigma que, mais à frente do seu tempo, é aceita como proposta para tornar o ensino de língua uma ação articulada, contextualizada, plurivalente. Antecipando a linguística moderna, Bakhtin desenvolve estudos sobre gêneros do discurso, considerando esses como materializações do diálogo cotidiano. Logo, essa apresentação se justifica uma vez que pode contribuir para o desenvolvimento do estudo acerca da língua/linguagem, para a percepção de avanços ocorridos no curso dos estudos linguísticos posteriores aos postulados saussurianos. Sua importância também se dá considerando que refletir sobre gêneros do discurso é pensar como o ensino de língua pode itinerar pelo viés multidisciplinar; seria uma forma de inserção e tomada de posicionamentos frente às circunstâncias socioeducacionais que prezam as experiências com a linguagem.