Texto para a questão.
O Período Colonial do Brasil, ao longo dos séculos XVI e XIX, foi marcado pela tentativa de converter os índios ao catolicismo, em função do pensamento português de soberania. Embora date de séculos atrás, a intolerância religiosa no país, em pleno século XXI, sugere as mesmas conotações de sua origem: imposições de dogmas e violência. No entanto, a lenta mudança de mentalidade social e o receio de denunciar dificultam a resolução dessa problemática, o que configura um grave problema social.
Nesse contexto, é importante salientar que, segundo Sócrates, os erros são consequência da ignorância humana. Logo, é válido analisar que o desconhecimento acerca de crenças diferentes influi decisivamente em comportamentos inadequados contra pessoas que seguem linhas de pensamento opostas. À vista disso, é interessante ressaltar que, em algumas religiões, o contato com perspectivas de outras crenças não é permitido. Ainda assim, conhecer a lei é fundamental para compreender o direito à liberdade de dogmas e, portanto, para respeitar as visões díspares.
Segundo o autor, o motivo central pelo qual a intolerância religiosa persiste nos dias atuais decorre
A
do fato de que algumas religiões não aceitam as outras.
B
da relação conturbada entre os indígenas e os portugueses.
C
dos fatores históricos, como a imposição religiosa aos indígenas.
D
do fato de que os erros são consequências da ignorância humana.
E
do fato de ser lenta a mudança de mentalidade social e do receio de denunciar.
Respostas
respondido por:
10
Resposta: Letra E
Explicação:
Ta escrito assim no texto: "No entanto, a lenta mudança de mentalidade social e o receio de denunciar dificultam a resolução dessa problemática, o que configura um grave problema social"
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás