No início da República existia uma prática conhecida como “Coronelismo”. O que essa prática representava? Atualmente ela existe? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta: espero ter ajudado
Explicação: 1 pergunta: Coronelismo é um brasileirismo usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada – a figura do coronel – sobre o poder público — o Estado —, e tendo como caracteres secundários o mandonismo, o filhotismo (ou apadrinhamento), a fraude eleitoral e a desorganização dos serviços públicos
2 pergunta: Eles ainda existem na maioria das cidades do interior. Mantém sua influências com os veículos de comunicação que lhe pertencem e impõem aos eleitores um “cabresto” que não se dissipa com o fim das eleições. Os coronéis querem poder, poder e mais poder. E são flexíveis aos tempos: agora existe até o coronelismo eletrônico. O jornalista Carlos Gustavo Yoda, integrante do Intervozes, publicou artigo intitulado “Coronelismo, antena e voto: a apropriação política das emissoras de rádio e TV” em Carta Capital.