(Unespar 2015) “Essa repartição do mundo entre um pequeno número de Estados, [chamada de A era dos impérios], foi a expressão mais espetacular da crescente divisão do planeta em fortes e fracos, em ‘avançados’ e ‘atrasados’ que já observamos. Foi também notavelmente nova. Entre 1876 e 1915, cerca de um quarto da superfície continental do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados. A Grã-Bretanha aumentou seus territórios em cerca de dez milhões de quilômetros quadrados, a França em cerca de nove, a Alemanha conquistou mais de dois milhões e meio, a Bélgica e a Itália pouco menos que essa extensão cada uma [...].
Eric Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1998. p.91.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o imperialismo, indique a afirmativa correta.
I. Motivados pelo desenvolvimento industrial no século XIX, os governos europeus buscaram expandir seus domínios territoriais e aumentar a aquisição de matérias-primas. Com isso, iniciaram uma acirrada disputa por territórios.
II. A conquista imperialista foi realizada com grande violência, causando a morte de milhares de nativos das nações dominadas. Além disso, desestruturo a sociedade e a cultura de diversos povos, que ainda hoje sofrem as consequências da dominação imperialista.
III. Os povos da África, Ásia e Oceania não resistiram à invasão de seus territórios e à dominação estrangeira, pois não tinham força militar e logo perceberam que seriam beneficiados com a entrada de todo aparato estatal estrangeiro.
A) Apenas a I está correta.
B) Apenas a II está correta.
C) Apenas a III está correta.
D) I e II estão corretas.
E) Todas estão corretas.
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA D
Explicação:
O texto se refere aos acertos para exploração da Ásia, África e América Latina (Os continentes
chamados subdesenvolvidos dos 3 As entre os 6 desenvolvidos). A África quanto
mais dividida melhor, para ser explorada por êles. A América Latina ou (Latrina) não se entende
que são iguais e as exploram colocando governos, altamente, corruptos. A Ásia, menos Japão,
dificulta um pouco os exploradores, mas, aos poucos, vai perdendo seus costumes milenares e
sendo domesticada pelos vilões de sempre (países ditos desenvolvidos). Enfim, hoje, mais do
que nunca, com roupagens diferentes (globalização), os vilões capitalistas estenderam, em muito, suas dominações, enquanto os explorados pensam ... penSAM... PENSAM, que estão prestes a
ser desenvolvidos, porque aumentou 1/2 dúzia de pessoas em suas populações. Não entendem
que o capitalismo, para sobreviver ou superviver precisam ter países que os sustentem e, consequentemente, permaneçam numa grande miséria, num "NÃOVIVER" permanente!
Resposta:
D, confia
Explicação: