Davi, 10 anos, era escolar e agora vive na rua há um ano, após a morte da mãe. Seu pai é etilista e usuário de crack. Davi alega que prefere viver na rua a viver em casa, sendo espancado pelo seu pai. Por viver na rua, está à mercê do frio e do calor, da chuva e do sol. Refere profunda saudade da mãe e do irmão mais novo. Davi inala solvente (tiner) várias vezes ao dia. Considerando o contexto da violência e o uso de álcool e drogas por crianças, assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do quadro clínico de Davi:
Alternativas
Alternativa 1:
Davi sofre da síndrome da criança espancada e possui maior tolerabilidade a substâncias psicoativas.
Alternativa 2:
Os danos causados ao Sistema Nervoso Central de Davi pelo uso inalatório do solvente são irreversíveis.
Alternativa 3:
Davi vive em condições de profundo sofrimento físico e psíquico, e os solventes voláteis produzem efeitos prazerosos, mesmo que fugazes.
Alternativa 4:
Davi vive em condições de exclusão social por escolha própria e, por isso, buscou o uso de substâncias estimulantes do Sistema Nervoso Central.
Alternativa 5:
Davi buscou em substâncias perturbadoras da sensopercepção o alívio para o frio e para o calor, mas não há indícios de sofrimento psíquico.
Respostas
respondido por:
5
Resposta: Os danos causados ao Sistema Nervoso Central de Davi pelo uso inalatório do solvente são irreversíveis.
Explicação: Pois o uso do inalatório tiner pode causar danos irreversíveis em alguns orgãos, especialmente no cérebro, levando à morte de neurônios.
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 3
Davi vive em condições de profundo sofrimento físico e psíquico, e os solventes voláteis produzem efeitos prazerosos, mesmo que fugazes.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás