Respostas
Resposta:
Misturas Homogêneas:
São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase (monofásica). Exemplos:
soro fisiológico (0,9 g de cloreto de sódio em 100 mL de água);
salmoura (36 g de sais, como o cloreto de sódio, cloreto de magnésio, iodato de potássio, antiumectantes e 100 mL de água);
álcool hidratado (etanol e água);
ar (78% de gás nitrogênio, 20% de gás oxigênio, 2% de outros gases e vapor de água);
aço (liga metálica formada por 98,5% de ferro e 1, 5% de carbono).
Os exemplos acima mostram que as misturas homogêneas podem estar no estado sólido, líquido ou gasoso. Essas misturas homogêneas são chamadas de soluções e elas não podem ser separadas por métodos físicos, mas apenas por técnicas químicas. Para separar o álcool da água, por exemplo, é necessário realizar um processo de destilação, pois uma centrifugação ou filtração não adiantariam
Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc.
Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos. Um exemplo ocorre quando fazemos café e filtramos o sólido, separando-o do líquido.
Mas isso não ocorre sempre, como é mostrado no caso do óleo e da água, que, apesar de serem ambos líquidos, não se dissolvem, em razão ds diferentes polaridades de suas moléculas.
Resposta:
Uma mistura homogênea é aquela que apresenta uma única fase, contendo uma relação de dissolução do soluto dentre o solvente.
Exemplo: Água e açúcar, água e corante.
Uma mistura heterogênea representa um sistema de duas ou mais fases, envolvendo elementos diferentes que não se solubilizam.
Exemplo: Água e óleo, sal e areia.