QUESTÃO 1 (Brasil Escola)
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889, levando à formação de um Governo Provisório, que lançou as bases para uma nova Constituinte e uma nova Constituição. A nova Constituição brasileira foi promulgada em 1891 e implantou grandes mudanças no Brasil. A respeito dessa Constituição, marque a afirmação FALSA:
A) implantou o federalismo no Brasil, um sistema político que concedia certo grau de autonomia para os estados em relação à União.
B) implantou o sufrágio universal masculino para todos os homens maiores de 21 anos, alfabetizados e que não fossem mendigos ou soldados rasos.
C) o presidente foi determinado como o chefe do Executivo, e a escolha do presidente ocorreria a partir de eleições diretas para um mandato de quatro anos.
D) a Constituição estipulava a realização de eleições diretas para a escolha de um novo presidente em 1891.
E) a comissão que redigiu a Constituição fazia parte da Assembleia Constituinte e, ao todo, cinco pessoas foram nomeadas para redigir o documento, que foi revisado por Rui Barbosa e aprovado pelos parlamentares brasileiros.
Respostas
Resposta:
acho que é a letra A
Explicação:
A Constituição de 1891, firmada no dia 24 de fevereiro, trouxe quatro grandes mudanças para o sistema político brasileiro: presidencialismo, criação dos três poderes, separação do Estado com a Igreja e adoção do modelo democrático.
Essa Constituição rompeu com a que estava em vigência, do monarca Dom Pedro I, trazendo profundas mudanças, dentre as quais se destacam:
-Inspirados pelo modelo norte americano, foi adotado o presidencialismo. A partir de então uma parcela da população poderia escolher seus representantes, conferindo maior autonomia aos estados.
-Os três poderes foram criados: o Executivo, Legislativo e Judiciário. Suas configurações não é muito diferente do que se conhece atualmente.
-Foi oficializada a separação total do Estado com a Igreja, que se declarou laico.
-adoção da democracia, mesmo que deficiente, já que só tinham direito ao voto os homens maiores de 21 anos e alfabetizados. Além disso o voto não era secreto, o que limitava o poder de decisão dos